Redução do impacto ambiental através de ciclos de vida de produtos

Limitar o consumo de recursos através de uma abordagem ambientalmente consciente durante o desenvolvimento de produtos é considerada uma das missões centrais da Roland DG no caminho para alcançar uma sociedade sustentável. A Roland DG concentra-se na conservação de energia e recursos durante cada etapa do ciclo de vida de um produto - desde o projeto e desenvolvimento até o transporte, uso e descarte - com o objetivo de alcançar uma sociedade de baixo carbono e uma sociedade orientada para a reciclagem.

 

Design de Produtos com Eficiência Energética

 

Os produtos da Roland DG são utilizados em inúmeras operações cotidianas e, como tal, são projetados e desenvolvidos tendo em mente uma operação energeticamente eficiente. Um exemplo que demonstra isto são as impressoras/cortadoras TrueVIS VG2-640/540 de jato de tinta de grande formato que têm uma potência máxima de funcionamento de 1.060W. Mesmo com opções adicionais, o consumo de energia permanece abaixo de 1.800W para alcançar tanto uma operação de economia de energia quanto um alto nível de qualidade. Além disso, todas as impressoras Roland DG apresentam modo de espera, que é projetado para minimizar ao máximo o consumo de energia quando em modo de espera.

 

Produtos com eficiência de recursos

 

Para garantir que os produtos continuem a ser eficientes em termos de recursos, são estabelecidas metas para novos produtos durante a fase de planejamento com o objetivo de reduzir o peso do produto e o número de peças em comparação com o modelo anterior. Por exemplo, uma meta de redução de peso foi estabelecida para a impressora/cortadora VersaUV LEC2-300 UV lançada em 2019, e várias idéias foram implementadas no projeto de peças para ajudar a reduzir o peso em 21,6% em comparação com o modelo anterior. Também foi definida uma meta para reduzir o número de peças usadas na fábrica de dentais úmidos lançada em 2018, com o modelo final usando 26,9% menos peças em comparação com o modelo anterior.

 

Transportando produtos de uma maneira ambientalmente amigável

 

O tamanho da embalagem do produto é projetado para atingir o carregamento ideal em contêineres transportados por navio, como parte dos esforços para reduzir as emissões de CO2 durante o transporte.

 

A screenshot of a cell phone Description automatically generated

 

 

Redução da quantidade de tinta utilizada pelas impressoras a jato de tinta

 

A tecnologia de controle de pontos de tinta da Roland DG limita a quantidade de tinta utilizada, mantendo a qualidade de impressão de alta definição. Isto pode ser visto com a quantidade de tinta utilizada por 1 m2 pela impressora/cortadora UV VersaUV LEC2-300, que é menos da metade da do modelo anterior.

 

Reduzindo a quantidade de tinta desperdiçada

 

O interior das cabeças de impressão precisa ser limpo regularmente usando tinta fresca para que as impressoras a jato de tinta possam continuar a ser usadas em condições ideais. Estão sendo feitas constantemente melhorias na seqüência operacional das impressoras a jato de tinta Roland DG, de modo que a quantidade mínima de resíduos de tinta seja gerada durante a limpeza.

 

Chassi da impressora projetado para facilitar a manutenção e a reciclagem

 

Os corpos de impressão utilizam parafusos para juntas para eliminar a soldagem sempre que possível. Este projeto facilita a desmontagem, o que resulta em uma manutenção mais fácil e uma melhor reciclabilidade.

 

Menor Impacto Ambiental com Bags de Tinta

 

A pouch-type design has been used for the containers of SBL3 ink released in 2015. This is more than 30% lighter in weight per 1cc of ink compared to cartridge-type designs, which not only helps cut down CO2 emissions during transportation, but also makes sorting and disposal of used inks easier and significantly reduces the amount of waste. Use of this pouch-type design has been expanded and used in TR and TE inks in 2016, and TR2 and TE2 inks in 2019.

 

Conteúdo das atividades de RSE

Índice de Sustentabilidade

TOPO