Junto com Fornecedores

Para abastecer os clientes com produtos de alta qualidade, mantendo um baixo impacto ambiental, é essencial forjar parcerias com fornecedores que constituem a cadeia de fornecimento. Com base no espírito de confiança mútua e crescimento mútuo, o DG Roland está empenhado em desenvolver uma cadeia de fornecimento sustentável, concentrando-se em transações abertas e justas, custos razoáveis e excelente qualidade e métodos de aquisição que tenham um baixo impacto ambiental.

 

Cumprimento dos regulamentos ambientais

 

Como uma corporação global, o DG Roland cumpre as exigências estabelecidas pela Diretiva RoHS européia e pelo regulamento REACH, e se mantém atualizado com as mudanças em andamento que estão sendo feitas em várias leis e estatutos aplicáveis. O REACH é um conjunto particularmente rígido de regulamentos que regem as substâncias químicas e, como requer uma gestão completa das informações sobre substâncias químicas contidas nos materiais adquiridos através da cadeia de fornecimento, o DG Roland está trabalhando para melhorar os esforços de colaboração de toda a cadeia de fornecimento. Atualmente estão sendo feitos esforços para cumprir o GHS,* com total conformidade alcançada em mais de dez países, incluindo o Japão - que estabeleceu o prazo mais curto para a conformidade - e a China, Coréia e Europa. Também estão sendo feitos gradualmente desenvolvimentos em outras regiões para atender às exigências. A Roland DG continuará a fortalecer ainda mais as relações com fornecedores, subsidiárias no exterior e distribuidores para melhorar os esforços de colaboração em toda a cadeia de fornecimento com o objetivo de cumprir as regulamentações ambientais padrão global.

 

* GHS (Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals): um sistema de normas internacionais para classificação de materiais perigosos e esquemas de rotulagem (rótulos e SDS) relativos a produtos químicos que requerem classificação de perigo (tóxicos).

 

Aquisição Verde

 

A Roland DG estabeleceu diretrizes de compras verdes e, com o entendimento e cooperação dos fornecedores, está expandindo os esforços para reduzir as substâncias químicas perigosas contidas em peças e materiais durante a etapa de compras. As substâncias proibidas, restritas e controladas definidas nas diretrizes estão sendo ainda mais rigorosas para cumprir com os regulamentos REACH e outras regulamentações de substâncias químicas em cada país.

 

Verificação da sustentabilidade com os fornecedores

 

Antes de iniciar qualquer transação, os fornecedores são selecionados através da aplicação do "Guia de Aceitação de Fornecedores". Além de verificar a condição financeira dos fornecedores, este guia também serve para avaliar a condição física dos gerentes, se algum sucessor foi nomeado e seu nível de treinamento, bem como qualquer potencial risco de terremoto e inundação dos locais comerciais, para assegurar um nível sustentável de cooperação mútua e crescimento.

 

Diversificação das fontes de aquisição de peças e cobertura de risco

 

A Roland DG está sediada na cidade de Hamamatsu na Província de Shizuoka - um dos principais centros da indústria manufatureira no Japão - e desde sua fundação, tem mantido estreita comunicação com fornecedores locais sediados em Hamamatsu com o objetivo de alcançar um crescimento mútuo. Nos últimos anos, a Roland DG tem expandido sua rede de fornecedores além do Japão e para a região da Ásia, com o Roland Digital Group (Tailândia) Ltd. estabelecido em 2011 como a primeira base de fabricação no exterior. A ampliação do escopo geográfico dos fornecedores e o aumento do número de locais de produção servem como parte dos esforços para desenvolver um plano de continuidade de negócios (BCP) a ser adotado caso ocorra um grande desastre natural. Além da fabricação, a Roland Digital Group (Tailândia) Ltd. também vem expandindo seu escopo de aquisição, aumentando sua taxa de conteúdo local, e a partir de 2015 quase todas as peças para impressoras a jato de tinta, com exceção das cabeças de impressão, foram adquiridas localmente. Esta relação mutuamente complementar continuará a ser desenvolvida como parte dos esforços de cobertura de risco.

 

Mais operações sem papel

 

A Roland DG implantou um sistema Web-EDI a partir de 2001 em uma mudança para operações sem papel para pedidos de peças. Uma taxa de 100% de operações sem papel foi alcançada para desenhos de produtos através da disponibilização de dados de projeto CAD 3D compartilhados, o que ajuda a economizar recursos e aumentar a eficiência da produção na usinagem e processos de fabricação de peças de aço e metal.

Recomendações anuais para os fornecedores

 

A partir do ano fiscal de 2014, os fornecedores com desempenho excepcional em áreas como qualidade, redução de custos e desenvolvimento técnico são reconhecidos com elogios que expressam o apreço da Roland DG.

 

Conteúdo das atividades de RSE

Índice de Sustentabilidade

TOPO