Uso de impressoras UV para fazer sandálias Shima-zouri exclusivas

Você já ouviu falar das sandálias shima-zouri feitas em Okinawa, no sul do Japão? São um tipo de sandálias de praia consideradas essenciais pelos moradores locais. Conversamos com um cliente localizado em Okinawa que fabrica sandálias shima-zouri usando a impressora UV da Roland DG para produzir uma variedade de designs de sandálias.

Fabricado na Loja OKICHU em Okinawa especializada em Shima-zouri

A OKICHU faz sandálias shima-zouri em sua própria fábrica em Okinawa e as vende em sua loja em American Village, uma área turística popular em Chatan, Okinawa, assim como em sua loja online. (* A partir de setembro de 2020, a loja online não enviará para o exterior)

Tivemos a oportunidade de aprender mais sobre o negócio através de uma discussão remota com Tadashi Yamashiro (foto abaixo), CEO da Fábrica Ryukyu que opera o negócio shima-zouri.

Roland DG: O que o inspirou a começar a fazer shima-zouri em sua fábrica?

Yamashiro: Comecei meu negócio em 2006 como uma loja de souvenirs vendendo awamori (Okinawan Spirits) e outros produtos locais. Em Okinawa, os produtos que os locais adoram são frequentemente prefixados com "shima", a palavra para ilha, com exemplos incluindo "shima-zake" (para awamori) e "shima-togarashi" (para pimenta da ilha), mas muitas vezes me perguntei por que as sandálias shima-zouri que tantas pessoas usam diariamente são feitas no exterior. Quando eu era criança, elas eram feitas no Japão, mas quase não são mais feitas aqui. Assim, passei alguns anos descobrindo se o shima-zouri poderia ser feito em Okinawa e transformei essa idéia em um negócio.

Nossa fábrica interna está localizada bem perto da loja em Chatan, e tem uma ótima vista para o mar. Shima-zouri possuem um design muito simples, pois possuem apenas a sola e a alça. No entanto, são difíceis de fazer com máquinas, já que todo o trabalho de estampagem e montagem é feito à mão. Ter a fábrica tão próxima significa que somos capazes de ajustar nosso cronograma rapidamente se um cliente quiser um tamanho específico com pressa.

Toda e qualquer sandália shima-zouri é cuidadosamente feita à mão.

Quais são as características do shima-zouri da OKICHU?

Nossos shima-zouri têm uma base cônica, onde a sola é mais espessa atrás do que à frente, porque queríamos que fossem o mais confortável possível (a maioria das sandálias produzidas em massa tem uma sola plana). Uma característica da pulseira de borracha natural é que ela é macia ao toque. Nossos shima-zouri estão disponíveis com 20 cores de sola, com 12 cores de tiras e 13 tamanhos à escolha.

Shima-zouri são vendidos na loja física e na loja online. A loja em Chatan é popular entre os visitantes de todo o Japão e do exterior, com muitos clientes de Taiwan e Hong Kong em particular.

Shima-zouri com desenhos personalizados ou colaborações com personagens são populares

Você tem uma gama tão ampla de shima-zouri disponível, como desenhos personalizados com nomes de clientes, ou desenhos de colaboração com personagens populares.

Nossos principais projetos são shima-zouri personalizados que podem ser feitos em cerca de 30 minutos após o pedido, ou itens OEM, tais como personagens famosos de mascotes ou projetos de colaboração com temas que apresentam equipes de beisebol profissionais. Temos muitos clientes repetidos para os projetos OEM, e também recebemos pedidos de alguns dos principais pontos turísticos em Okinawa.

Há muito tempo vendemos garrafas personalizadas de Awamori com nomes ou mensagens nelas. Da mesma forma, os clientes podem fazer seus próprios designs de shima-zouri personalizados com seu nome, mensagem ou aniversário, e podem até mesmo selecionar entre designs com personagens populares como uma lembrança ou presente Okinawan.

Um exemplo único é quando fizemos um lote de shima-zouri para um casamento em estilo de resort realizado aqui em Okinawa. Shima-zouri com nomes de convidados foram usados em vez de cartões de lugar nas mesas dos convidados e, após a cerimônia, os convidados os usaram até a praia. Os noivos ficaram muito contentes com as sandálias dadas como uma lembrança de casamento verdadeiramente memorável.

Como são feitos seus shima-zouri?

Os shima-zouri personalizados são feitos através de gravação a laser. Originalmente montamos gravadores a laser, mas conforme aumentamos o número de projetos de colaboração, eu queria fazer alguns coloridos. Foi em 2017 que meu distribuidor recomendou a impressora UV LEF-300 da Roland DG, então compramos uma que usamos principalmente para imprimir desenhos de colaboração.

A impressora UV LEF-300.

Quais os benefícios que a impressora UV traz?

Shima-zouri estão disponíveis em diferentes tamanhos dependendo do cliente, portanto, a abordagem de produção de alto volume e baixo volume que a impressora UV permite, significa que não há necessidade de manter um grande estoque à mão. Em termos de qualidade, a tinta flexível é capaz de esticar ao redor da sola macia sem rachar e imprimir cores sobre o branco parece fabuloso. A impressora UV também faz um ótimo trabalho com características chave de projetos de colaboração, incluindo a impressão de pequenas fontes usadas para os direitos autorais do cliente, ou logotipos de marcas específicas que combinam com as cores.

Projetos de colaboração com maquiagem tradicional "Kabuki kumadori

Você está planejando algo novo?

Recentemente fizemos uma parceria com a companhia de teatro e kabuki Shochiku e estamos atualmente projetando shima-zouri com o tema de maquiagem kumadori usado no kabuki. Podemos imprimir a maquiagem kumadori a cores, e fiquei impressionado com a forma como os tons produzidos pela impressora UV pareciam muito melhores do que eu esperava.

Quando começamos a trabalhar neste plano, íamos disponibilizar estes projetos de colaboração no início da preparação para os Jogos Olímpicos, mas com o impacto do novo coronavírus, estamos agora lentamente começando a vender estas colaborações shima-zouri.

Os clientes adoram usar e presentear os outros com shima-zouri

Finalmente, diga-nos o que você planejou para o futuro.

Espero usar impressoras UV para imprimir o shima-zouri personalizado que fazemos atualmente usando as gravadoras a laser em cores. Isto dará aos clientes um escopo mais amplo para fazer desenhos, pois acredito que haverá grande demanda por sandálias totalmente coloridas, como a inclusão de logotipos coloridos de equipes de yoga ou dança.

Usamos as sobras do processo de fabricação para fazer mini-mascots como sandálias minúsculas ou formas animais que o setor de turismo está interessado em vender como novidades. Estes itens se tornarão uma grande novidade em Okinawa, que é ao mesmo tempo divertida e amiga do meio ambiente.

É lamentável que haja menos pessoas do Japão e do exterior capazes de viajar para Okinawa no momento, devido à propagação do coronavírus. Enquanto isso, quero contar a todos como os shima-zouri são ótimos e fazer com que as pessoas realmente os usem ou os enviem como uma lembrança ou presente de recordação de nossa loja física ou loja on-line. O coronavírus tem afetado as empresas de tantos setores, mas espero continuar produzindo shima-zouri personalizados que podem ser feitos em lotes de baixo volume sem manter o estoque à mão.

Muito obrigado, e continue com os grandes projetos!

Pudemos sentir a paixão da Yamashiro em fazer sandálias shima-zouri personalizadas com as quais os clientes ficam entusiasmados e mal podem esperar para ver novos designs ainda mais empolgantes.

Clique aqui para mais detalhes sobre a OKICHU, a loja de Shima-zouri feitos no Japão.

 

logo  lef2-300
 Conheça a VersaUV LEF2-300

TOPO